A Construção do Aeroporto de Itanhaém
 

Em 1952 o Dr. Nogueira, único médico do Posto de Saúde da cidade, apaixonado pela aviação, associou-se com o Paniquar e compraram um pequeno avião.

Ora, onde tem avião, tem que haver um campo de aviação e, como não havia, eles subiam e desciam no terreno hoje ocupado pela larga avenida Condessa de Vimieiros.

Como, já naquela época, o Dr. Nogueira e o Paniquar sabiam que não poderiam contar com o apoio e dinheiro dos Órgãos Públicos, para construção de nosso aeroporto, em vez de se lastimaram, passaram à ação.

Pesquisando, descobriram um grande terreno situado ao lado do atual aeroporto, que pertencia à Guarda Noturna da Cidade de São Paulo, que posteriormente teve a denominação de Guarda Civil. Após várias reuniões, conseguiram a doação daquela área para o aeroporto. Não foi muito difícil, porque se tratava de um grande mangue.

Quando foram por mãos a obra, notaram que aquele terreno não era apropriado. Conseguiram um trator emprestado da empresa que estava construindo a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, a qual fez as obras de aterramento, terminando assim o campo de aviação.

Como pagamento, eles davam aula de pilotagem para os funcionários da empresa construtora.

 

Fonte: "Itanhaém História & Estórias (José Carlos Só)


 
 
PÁGINA
INICIAL
FALE
CONOSCO
É  ZWARG ?
CADASTRE-SE
MÚSICAS DO
LITORAL
LITORAL SUL
EM 1920
ITANHAEN
ANTIGA
FAMÍLIA
MUSICAL
ARTIGOS
AMBIENTAIS