FAMÍLIA ZWARG BRASIL

Cartas de Apoio

Memórias de um romeiro à Iguape
 
Prezado Senhor, Ambientalista

Ernesto Zwarg

Tenho acompanhado, o trabalho de ecologistas, em defesa da Juréia. Li a reportagem que saiu na revista Planeta, bem como outros artigos que sairam em jornal.

Agora, no Jornal da Cidade, da Grande São Paulo, 2a. quinzena de junho/88, li a reportagem "Ecologistas vão demarcar trilhas dentro da Juréia"

Além do meu interesse pessoal pela preservação do nosso meio ambiente, e de uma atração especial pela Juréia, atração essa infindável, existe um outro motivo, o principal, pelo qual estou lhe escrevendo agora.

Meu avô Benedito Ribeiro Garcez, 91 anos, com pleno gozo de suas capacidades físicas, mentais e de memória, em sua mocidade, no início desse século residindo na região da Juréia, percorria o "Caminho do Correio do Imperador". Sua família dedicava-se à agricultura. Quando não havia trabalho nessa área, ele e os outros jovens iam para Peruíbe e Itanhaém (Conceição de Itanhaém, como ele fala) em busca de serviço remunerado, que pudesse suprir suas necessidades, até a época em que o trabalho na roça voltasse a render novamente e é claro que essas viagens eram feitas à pé, pelas praias, onde dormiam ao relento e pela trilha do Correio.

Conta ele que os funcionários do Correio também iam à pé, carregando pesadas malas com correspondências e encomendas.

Meu avô que tem excelente memória, conta tudo isso com riqueza de detalhes. Atualmente ele reside na cidade de Buri, estado de São Paulo, vale do Apiaí, onde ainda trabalha em plantação, cuida de si mesmo, mora sozinho.

No momento, o seu maior desejo é participar das festividades em honra ao Bom Jesus de Iguape, para onde tem ido quase todos os anos e já foi até festeiro.

Foi em face de seu interesse pela região e pela incidência da vivência do meu avô na mesma que resolvi lhe escrever para narrar esses fatos.

São Paulo, 20 de junho de 1988

Atenciosamente,

Dirce da Silva Cresto


 
 
PÁGINA
INICIAL
FALE
CONOSCO
É  ZWARG ?
CADASTRE-SE
MÚSICAS DO
LITORAL
LITORAL SUL
EM 1920
ITANHAEN
ANTIGA
FAMÍLIA
MUSICAL
ARTIGOS
AMBIENTAIS