Peças Raras de Itanhaém que se encontram em São Paulo

1°) Pia Batismal

Belíssima pia batismal, trabalhada em uma única pedra, com cerca de 1,5 m de diâmetro, que pertencia à antiga Igreja de Itanhaém. Se encontra no Museu Paulista (Museu do Ipiranga).

2°) Pia de Água Benta

Peça do século XVI, feita de pedra maciça, com cerca de 35 cm de diâmetro. Pertenceu à antiga Matriz de Itanhaém. Se encontra no Museu do Pátio do Colégio.

3°) Crucifixo do século XVI

Crucifixo da época do Padre Anchieta, muito bonito, de madeira, com cerca de 2 ms. de altura por 1,30 ms. de largura. A imagem de Cristo ali pregada, de autor desconhecido, mede cerca de 1,20 ms. de altura por 1 m de largura. Abaixo dessa belíssima peça lê-se numa placa: "Encontrado nas proximidades da antiga Matriz de Itanhaém há mais de 50 anos, por Dona Angêla de Moraes Sarmento. Quando ainda existia naquele local primitiva capela do século XVI, Dona Angêla entregou-o ao Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga, expressando o desejo de fazê-lo voltar à Itanhaém, quando ali fosse organizado um Museu de Arte Religiosa.


Quando se comemorou os 450 anos do nascimento do Padre Anchieta (1934), o crucifixo foi "doado" ao Museu do Pátio do Colégio por Dona Lúcia Faldenberg, presidente do referido instituto". Tal peça foi encontrada aproximadamente em 1930.

4°) Tocheiros de Madeira

Dois tocheiros de madeira que serviam para acompanhar as antigas procissões de Itanhaém. Se encontram no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Afora as peças citadas, Benedito Calixto no seu livro "A Vila de Itanhaém" de 1895, cita que nas igrejas da Vila haviam no passado, cálices, crucifixos, candelabros de prata, ostensórios e muitas outras peças sacras de grande valor histórico e cultural. Infelizmente, hoje, não se sabe que destino tomaram...

Fonte: "Itanhaém Histórias & Estórias" (José Carlos Só)


 
 
PÁGINA
INICIAL
FALE
CONOSCO
É  ZWARG ?
CADASTRE-SE
MÚSICAS DO
LITORAL
LITORAL SUL
EM 1920
ITANHAEN
ANTIGA
FAMÍLIA
MUSICAL
ARTIGOS
AMBIENTAIS